sexta-feira, 22 de abril de 2011

POR QUE SEXTA FEIRA DA PAIXÃO???


Pois é...fui dormir ontem a noite, ao fazer minhas orações, consagrei o dia que amanhecia a Paixão de Cristo por todos os homens, quando submeteu-se com resignação, respeito e confiança, ao desejo de Seu Pai, o Divino...Então, no mesmo momento, pintou na minha cabeça a grande pergunta: Por que o Catolicismo Romano, doutrina que herdei de meus familiares, a qual vivenciei  assiduamente, até minha adolescência, pois estudei no Colégio São José, um tradicional Colégio comandado por freiras, onde realmente estudávamos o Evangelho, usa-se o Termo " Sexta Feira da Paixão e Morte de Jesus Cristo"...Nunca me explicaram isso e também, sinceramente, nunca havia pensado a respeito, antes dessa madrugada, quando fazia minhas orações.Claro que acordei conjecturando sobre o assunto e fui a caça, pois naquele momento, quando meu primeiro pensamento brotou, havia uma incroguência nessa colocação.O que conheço sobre paixão??? Pensar nisso, deu um nó na minha cabeça...O que os Poetas, Escritores e Filósofos maravilhosos dizem a respeito:

A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura um pouco mais....

Oscar Wilde

        A ausência apaga as pequenas paixões e fortalece as grandes
 François La Rochefoucauld

Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, 
as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos ,um livro mais ou menos. 

Tudo perda de tempo. 
Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados 
e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoraçao ou seu desprezo. 
O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar,
 não merece fazer parte da sua biografia.



(trecho de O Divã)  Martha Medeiros


O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, 
o amor é tão mais inerente quanto a própria carência 
e nós, somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. 
O amor já está, está sempre. 
Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão.
Clarice Lispector

 Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. 
As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, 
não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.

Voltaire

Depois de ler tudo isso, minha cabeça deu um nó mais profundo ainda... A paixão é colocada de várias formas, como um fogo ardente, como uma magia, como um sentimento rápido e momentâneo, porém inesquecível...O que tudo isso tem a ver com a Sexta-Feira da Paixão??

Então fui buscando e buscando e aí sim, achei uma resposta, que me deixou realmente perplexa quanto ao sentido e o uso da palavra...o peso da palavra... Na minha última terapia foi colocada essa frase e hoje, entendi perfeitamente o quanto a palavra tem peso!! Mas foi magnífica essa nova descoberta pra mim. Claro que muitos já sabiam, mas eu não e adorei mesmo voltar ao meu momento exploradora, fazia tanto tempo que não fazia isso, embora tenha tido insights a respeito e tenha feito pequenas buscas... Hoje estou aqui, de frente com a minha 'NATUREZA PARTICULAR", pois me sentei aqui fora de casa e, quando levanto meus olhos, a paisagem que vejo é tão linda!!! Meu real Pedaço de Paraíso, que tanto esperei e pouco aproveitei. Olha a que ponto me levou esse desejo de explorar ... me levou ao desejo de colocar-me frente a frente com algo que é meu e não tive chance de saber como é maravilhoso...Não me disponibilizava a sair do meu casulo seguro e me arriscar a mudar de cenário por medo, por falta de entusiasmo a novos ares...Acredito estar sendo um dos momentos mais incríveis dos últimos tempos esse meu...

Mas, voltando ao assunto da exploração, decobri que a origem da palavra paixão vem do latim passio, que significa, simplesmente, "sofrimento". 
Sua primeira utilização é gravado no início de traduções latinas da Bíblia que apareceu no 2 º século dC e que descrevem a morte de Jesus. 
A palavra latina foi emprestado prolífica em textos do Antigo Inglês religioso, onde seu significado permaneceu exclusivamente teológico. Mas quando os normandos invadiram a Grã-Bretanha em meados do século XI, a conquista infundido milhares de palavras francesas, incluindo a paixão, que também se refere unicamente aos sofrimentos de Jesus, na língua falada. O registro é impreciso, mas parece que uma vez que a paixão estava em uso em ambas as línguas, ele começou a desenvolver amplos significados. 
Os novos sentidos primeiro em Inglês que se refere o martírio e sofrimento físico ou aflição, e pelo século XIII, a paixão estava sendo usado para se referir a qualquer emoção forte.

O processo se acelerou muito, como o vocabulário Inglês explodiu no século XVI. Muitas palavras novos significados acumulados durante este período, a literatura e a poesia vernacular, floresceu e um renovado interesse na aprendizagem clássica pode ter dado a expressão Latina direta influência.

 Passion, por exemplo, pode ter sido protegido por uma definição obscura o passio Latina como um "carinho da mente" ou "emoção". (Etimologistas acredita que este arcano significado mais chamou a partir da palavra grega pathos.) 
No decorrer do século, a palavra passou a significar uma panóplia de aflições emocionais, tais como "extrema raiva," uma obra literária marcada por profunda emoção, "e, finalmente,
" forte atração sexual ou o amor ".

O primeiro uso sexual é atribuída a William Shakespeare, que escreveu, em Titus Andronicus ", a minha espada ... é ... defender minhas paixões de amor Lavinia ". Não foi um grande salto de Shakespeare para o moderno sentido inteiramente de paixão, que desenvolveu, com a sua ansia de ajudar os outros, sobre as poucas próximas décadas.

Mas o significado cristão e as suas modernas, são  primos carnais
Não são totalmente independentes. Na verdade, significado mais  comum da palavra paixão é forte emoção , zelo e desejo sexual, cresceu organicamente do sentido cristão ao longo de vários séculos.


E mais ainda, muitas vezes inicial maiúscula é usada em textos da Teologia.
a.
 os sofrimentos de Cristo após a Última Ceia.
b.
 a narrativa dos sofrimentos de Cristo, como registrado nos Evangelhos. A Paixão é o termo teológico cristão utilizados para os eventos e sofrimento - físico, espiritual e mental - de Jesus nas horas antes, inclusive o seu julgamento e execução por crucificação. A Crucificação de Jesus é um evento fundamental para as crenças cristãs.
c.
  Arcaico.  Sofrimentos de um mártir.


Depois de toda essa pesquisa e estudo literal (há muito mais material colhido), chego a conclusão que realmente que a Quinta e a Sexta-Feira da Paixão, um nome que para mim soava tão pesada, tem muito sentido, Teológico, Histórico e vai por aí...
Mas, minha Fé me faz Crer que foi um real momento de paixão (com letra minúscula e com o sentido modificado),de um Filho por seu Pai. O Divino Pai o fez humano...

CONSAGRO ESSE DIA DE DESCOBERTAS E DE SUPERAÇÃO, A PAIXÃO REAL QUE DÁ MAIS FORÇA E MAIS SENTIDO A TUDO A QUE NOS ENTREGAMOS NESSA NOSSA VIDA, MESMO QUE SEJA A PRÓPRIA VIDA, COMO FOI FEITO. ESSE É O MISTÉRIO DA FÉ!

"A Arte de Sorrir cada vez que o mundo diz NÃO" é a minha frase desse momento...
Sorrir e prosseguir, entregando-se com paixão tÉudo ao que se acredita, ao que se crê e em quem se confia! 
É arriscado??? De forma alguma!!! É a nossa própria constatação e reconhecimento do que somos e isso basta.











2 comentários:

  1. muito bem , aplusos pra vc , fiquei satisfeitíssima com a sua explicação de paixão de cristo . Não entendia muita coisa agora tudo clariou. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da pesquisa, embora já conhecesse amplamente o significado desse momento no catolicismo. O que gostei foi de ver uma amiga sair de sua zona de conforto, ir a busca, se deixar merecer constatações sobre seu paraíso, sobre a vida que flui à sua volta. Beijos no seu coração que, vagarosamente, se abre aos carinhos dos raios de sol...

    ResponderExcluir